Dicas de Limpeza & Conservação

1. INFORMAÇÕES TÉCNICAS DOS MÁRMORES E GRANITOS

1.1. Os mármores e granitos de tonalidade branca podem apresentar manchas de oxidação (amareladas) em contato com o contra piso ou paredes, não há como prever quais chapas ou ladrilhos darão esse tipo de reação. Eles também apresentam pequenas micro-fissuras em sua superfície, que não podem ser constatadas nas chapas ou ladrilhos, mas que, em contato com a sujeira natural do uso cotidiano podem ficar realçados, isto é, com aparência mais escura em relação ao restante de pedra, apresentando pequenas (ou micros) marcasescuras.

1.2. Os mármores e granitos escuros são especialmente sensíveis a risco e manchas de produtos ácidos (urina, coca-cola, laranja, limão, vinagre etc.), pois as áreas afetadas apresentam manchas esbranquiçadas, em função da cor escura do material.

1.3. Os mármores granitos em geral, em especial os mármores bege e branco, podem apresentar, quando em contato prolongado com um contra piso úmido, fenômeno de eflorescência, que é causado pela reação da água em evaporação com a matéria mineral da pedra, gerando a formação de cristais sobre a mesma, quem tendem a sumir tão logo o contra piso seque, embora esse processo de secagem possa demorar algum tempo (ate meses). No caso da eflorescência, o piso deve ser molhado o mínimo possível, pois os processos de lavagem convencionais só irão piorar as reações. Deve-se chamar um especialista após a constatação do problema.

2. CUIDADOS NECESSÁRIOS NO ASSENTAMENTO DE MÁRMORES E GRANITOS COM ARGAMASSA

2.1. Impermeabilizar o substrato (contra piso, paredes úmidas etc.).

2.2. Em ambientes molhados (cozinhas, banheiros, áreas de serviços etc.), especialmente quando for material claro, utilizar argamassa branca misturada com aditivo tipo “bianco”.

2.3. Utilizar argamassa colante (cimenticola) ou argamassa convencional composta por cimento e areia média lavada (peneirada, isenta de impurezas argilosas, orgânicas, ferruginosas, deletérias e pulverulentas).

3. DICA PARA PROTEGER O MÁRMORE COLOCADO DURANTE A OBRA

Após a colocação do mármore no piso, a melhor maneira de protegê-lo é utilizar plástico bolha e sobre o mesmo colocar papelão corrugado e prendê-los com um a fita crepe. Só retirar após todos os outros serviços terminados. Não protegê-lo com carpete, pois o mesmo em contato com a água, solta tinta que penetra no mármore.

Esta medida protegerá a superfície do desgaste abrasivo e riscamento por metais, areia, vidros e outros materiais duros.

4. CUIDADOS NA PRIMEIRA LIMPEZA

Assim que um produto é instalado, podem ficar na pedra respingos da massa utilizada em sua fixação. Se isto ocorrer, estes podem ser facilmente removidos com o uso de uma lã de aço, com muito cuidado para não arranhar a pedra. Lembrando que a lã de aço só deve ser usada na pedra seca, e após seu uso todos os restos desta devem ser completamente removidos antes de continuar a limpeza, pois em contato com a água podem oxidar e manchar a pedra.

5. INSTRUÇÕES ESPECIAIS PARA MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE MÁRMORES

5.1. Nunca jogar água diretamente sobre o piso, nem o detergente.

5.2. Utilizar detergente Ph neutro diluído em água (Conforme especificação de fabricante).

5.3. Torcer o pano molhado de forma a ficar apenas úmido e passar sobre o piso (uma vez por semana), após, secar o piso com um pano macio e limpo.

5.4. Sempre que possível passar enceradeira com flanela.

5.5. Em peças com acabamento flameado, apicoado, levigado ou jateado podem ser limpas com ácido muriático e vassoura de piaçava, pois encardem mais facilmente. Siga a proporção: 5 partes de água para 1 parte de ácido.

5.6. Nunca limpar Mármores e Granitos com ácido, detergentes alcalinos, água sanitária (cândida), solventes, sabão em pó, querosene, vim, sapólio, ácido muriático ou qualquer outro agente ácido, alcalino ou abrasivo.

5.7. Não deixar restos de palha de aço, ferro ou outros agentes em contato com o mármore ou granito em nenhuma hipótese, pois em pouco tempo eles enferrujam mancando a superfície.

5.8. Evitar de colocar produtos, panelas ou recipientes quentes ou muito frios diretamente sobre os mármores. Usar sempre aparadouros ou porta copos.

5.9. Produtos com ácidos, gordura, tintas, corantes, perfumes, sabonetes, vinhos, cigarro etc. podem manchar mármores e granitos se em contato com o mesmo. Existem técnicas especiais para tentar retirá-las. Não usar produtos “caseiros”. Aconselhamos a procura de empresas especializadas para orientação de “como proceder”.

5.10. Os mármores e granitos não devem ficar em contato com fuligem ou pedaços de madeira de qualquer espécie, pois podem entrar em contato com a tinta da mesma, formando manchas de tonalidade marrom. Deve-se cuidar também de áreas (principalmente externas) onde a madeira fica em contato direto com o mármore ou granito.

5.11. Jamais use na limpeza de mármores e granitos produtos abrasivos ou com princípio ativo forte, tais como sapólio, água sanitária, amoníaco, hipocloreto de sódio, soda cáustica, querosene ou ácido. Eles podem danificar permanentemente a sua pedra.

5.12. Cuidados com refrigerantes, óleos em geral, vinhos, ferrugem, produtos com corantes fortes, é de extrema importância, pois podem manchar sua pedra até de forma irreversível. Caso isto aconteça, chame uma empresa especializada em restauração de mármores e granitos para ver o que pode ser feito.

5.13. Para residências, pode-se encerar mensalmente lavatórios, pias e tampos em geral. Pisos podem ser encerados quinzenalmente, sempre lembrando que uma vez encerado o piso fica mais escorregadio, requerendo mais cuidado ao trafegar por ele. Pela natureza porosa das pedras, mármores e granitos estão sujeitos a manchas.

Dicas de Limpeza & Conservação

AJUDANDO A REALIZAR SONHOS!

A Marmoraria Princesinha oferece uma enorme variedade de Mármores Nacionais com alta qualidade e grande durabilidade. Esse produto é um material tradicional e nobre, sendo utilizado para compôr a decoração de ambientes com requinte, elegância e estilo.

Loja | Showroom

Estrada da Posse, 650 Lj 02 Campo Grande – Rio de Janeiro RJ
(Esquina com a Rua Campina Grande)
Tel.: (21) 2412-1845

Horário de Atendimento

Fábrica: De 08h às 18h
ShowRoom: Até as 17h
m.princesinha@hotmail.com

Fábrica | Showroom

Estrada do Encanamento, 280 Cosmos (Sta Margarida) – Rio de Janeiro RJ

Tel.: (21) 3356-2413 / 3314-2286